quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dica Cultural: “Muro de Arrimo”

A peça teatral conta a história do pedreiro Lucas que durante a construção de um muro, no alto de um prédio, não desgruda do radinho de pilhas, para acompanhar os preparativos da partida de futebol entre Brasil e a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo. Enquanto tenta se concentrar no trabalho, o personagem mescla sentimentos de euforia e sonhos, devido ter feito uma aposta de meio salário pela vitória nacional.

O texto é de autoria de Carlos Queiroz Telles, dirigida por Alexandre Borges, encenada por Fioravante Almeida, trilha sonora do cantor Otto e participação especial do Narrador Cléber Machado.

Segundo o diretor, o espetáculo foi escrito há 40 anos atrás, após o autor assistir a seleção brasileira de futebol perder para a Holanda na Copa de 1974, e no dia seguinte ter lido uma notícia no jornal que narrava o caso de um operário de construção civil que enfartou após o resultado, morrendo enrolado em uma bandeira do Brasil.

Eu assisti á peça, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Gostei muito, principalmente porque tinha a idéia de que os monólogos teatrais eram chatíssimos, e neste caso foi totalmente o contrário, o ator surpreendeu do início ao fim, com muita movimentação e pitadas de humor.

A produção da peça apesar de simples foi perfeita. O cenário se resume a vários andaimes sobrepostos, onde o autor domina o espaço e até constrói um pequeno muro durante o espetáculo.

Você pode conferir a tragicomédia durante o período de 8 de maio a 16 de junho, no Teatro UMC.

Eu recomendo!


Um comentário: